CINE FANTASMA

Cine Fantasma é uma série de vídeo intervenções urbanas iniciada em 2013 no Rio de Janeiro. Partindo do mapeamento de salas de cinema de rua extintas, baseia-se em um programa que escava memórias das salas – documentais, jornalísticas, crônicas, ficcionais – , desenhando uma cartografia controversa, transcrita em imagens e sons que são levados de volta à rua, entrecruzando práticas de transmissão em tempo real e mixagem dos arquivos colecionados, a fim de recontar histórias esquecidas e ou apagadas.

Além das fontes consultadas em bibliotecas e centros de pesquisa e documentação, é também nas esquinas, nas quebradas e nas encruzilhadas que a pesquisa-ação incorpora modos de escuta e lida com a memória, a oralidade e a ancestralidade, produzindo o que chamamos aqui de fantasmagorias. Em toda parte, falar dos cinemas, das salas de cinemas, nunca é falar só delas. É falar da memória da cidade, de formas de cuidar de templos e de lugares onde se vai para cultuar imagens.

Em diversos formatos que incluem ou não mobilidade de projetores, o projeto já percorreu dezenas de cidades no Brasil, além de Berlin, na Alemanha, e Roma, na Itália. Em Salvador foram realizadas até o momento duas sessões de projeção, além do desdobramento na pesquisa permanente Mapeando os fantasmas de São Salvador.

Portfolio do projeto (em inglês)