Ocupação Rumor Salvador

“Escutando a cidade da Bahia” é a ação interdisciplinar que o Balaio Fantasma, laboratório de pesquisa coordenado pela Professora Paola Barreto traz ao Congresso Corpo Cidade 6. Propondo a produção de paisagens sonoras e a realização de caminhadas no centro histórico de Salvador,  25 estudantes de graduação trabalharam ao longo do segundo semestre de 2018 em discursos e práticas sobre modos de sensibilização dos corpos e da escuta na cidade, visando a construção de espaços críticos e inclusivos a partir de um trabalho de escavação de memórias e fabulação urbana. Através da edição e mixagem de entrevistas com fontes primárias, documentos de bibliotecas, matérias de jornais, contos e poesias, foram criados distintos percursos no território mapeado. O trabalho de composição a partir desse material conta com a interlocução do artista residente  do PIRAC Luca Forcucci, que oferece como atividade integrante da proposição a oficina “Escuta Profunda da Cidade”. A proposta é experimentar sonicamente Salvador e gravar seus sons, em caminhadas que exploram a noção de deep listening (audição profunda), desenvolvida pela compositora de vanguarda Pauline Oliveros. Que tipo de cidade é a cidade sonora e porque não é essa a que vemos? Que tipo de imagens podem surgir através de uma escuta tão delicada? O resultado dessa imersão de 4 dias será compartilhado tanto no formato de apresentação oral pela pesquisadora, estudantes e artista residente durante o congresso quanto na exposição dos arquivos de áudio e caminhadas que integram a  Ocupação “Rumor Salvador – ação artística, cartografia afetiva e práticas de cidadania” no Casarão da Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico no Pelourinho.

link da publicação: https://issuu.com/laboratoriourbano

Abertura da Exposição dia 04.12 às 14h
Visitação 4 a 7 de dezembro 14h às 18h
Workshop “Escuta Profunda da Cidade” dia 06.12 de 14h às 17h e dia 07. 12 de 09h às 12h. Inscrições:: https://goo.gl/forms/Xh6eans6FSzzVkcO2

Todas as atividades são gratuitas, mas agradecemos contribuições voluntárias para cobrir custos básicos de manutenção do espaço.
Centro Tecnológico Social do Pelourinho: Rua Inácio Acioly 7 (Próximo à Igreja de São Francisco de Assis no Terreiro de Jesus)

Caminhadas Sonoras

Caminhadas Sonoras 50 estudantes de graduação e mestrado em Artes...