IHAComunidade: I Teia de Saberes e Fazeres

A roda de conversa intitulada “Tecnologias para transformação do mundo”  tem como objetivo dialogar sobre diferentes ramos do conhecimento em que as tecnologias são utilizadas como ferramentas de transformação. A ideia para este dia do evento é discutir formas de utilizar as tecnologias para aproximar, tornar ideias em realizações tecnológicas, empoderar grupos sociais e humanizar as relações. Considerando-se que o uso das tecnologias no contexto da sociedade informacional impõe desafios e obstáculos que exigem estratégias, metodologias e práticas específicas para que seja possível obter sucesso. Dessa forma, é necessário a integração entre os diferentes espaços e, sobretudo, a realização de ações colaborativas entre os saberes de diferentes áreas.

> Quando? 02 de dezembro de 2020 (quarta-feira) às 19:00 horas.

> Onde? Plataforma colaborativa IHAC:\digital no canal do Youtube IHAC UFBA.

> Quem?

Abiniel João Nascimento, artista visual, performer, pesquisador e bacharelando em Museologia pela UFPE. Em sua prática, tem interesse nos encontros entre corpo, arquivo e território. Enquanto pesquisador, se dedica a Arte Indígena Contemporânea e seus desdobramentos no que tange o corporeidade, a espiritualidade e a expressividade.

Gabriela Leandro Pereira (Gaia), professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA, arquiteta e urbanista formada pela UFES. Mestre e doutora pelo PPGPAU/FAUFBA, onde integra o Grupo de Pesquisa Lugar Comum (PPGAU/FAUFBA) e o Grupo de Estudos Corpo, Discurso e Território. Seus trabalhos versam sobre narrativas, histórias, memórias e epistemologias produzidas sobre a cidade e seus apagamentos, aproximando-os do debate étnico-racial e de gênero. Foi vencedora do Prêmio de Teses da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (2017), com trabalho intitulado “Corpo, discurso e território: Cidade em disputa nas dobras da narrativa de Carolina Maria de Jesus”. É integrante da Coletiva Terra Preta.

Paola Barreto, artista pesquisadora e desde 2017 Professora de Artes, Estéticas e Materialidades no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos na UFBA. Graduada em Cinema (UFF) e Mestre em Tecnologia e Estéticas (PPGCOM/ UFRJ), é Doutora em Poéticas Interdisciplinares (PPGAV/ UFRJ). Através de uma produção prática e teórica dedicada a fantasmagorias e arqueologia de mídias, seus trabalhos envolvem processos de autoria coletiva e desdobram-­se entre filmes, instalações e performances, explorando através da materialidade dos suportes as relações entre corpo, cidade e imagem.

André Batista, Indígena do povo Tingui Botó de Alagoas. Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Bahia, tem experiência em audiovisual com elaboração de vídeos sobre a causa indígena. Colaborou na produção de um livro sobre sua aldeia com a elaboração de um mapa cartográfico. Bolsista Milton Santos 2020-2021.

Roberval Lacerda, educador adepto e entusiasta de uma educação libertadora e emancipadora, pesquisa o aprender como processo de descoberta. Atualmente é estudante do bacharelado interdisciplinar em artes pela UFBA onde estuda a arte tecnologia como agente educador. Desenvolvedor de game, produziu o game ma-vue que participou do fórum social mundial de 2018. Motion Designer e programador. Professor voluntário da Escola Estadual Vera Lux. Atuou por dois anos na SEAD-UFBA, como Motion Designer. Bolsista do programa permanecer/UFBA onde desenvolveu a TV são lázaro. Atuou como webdesigner na criação do site do laboratório de pesquisa Balaio Fantasma.

Mediação: Bruna Melo,  formada em técnica em Petróleo e gás pelo Instituto federal da Bahia,  atualmente é graduanda no curso Bacharelado interdisciplinar em Artes pela UFBA. Integra o Grupo PET IHAC (MEC/FNDE) e desenvolve projeto artístico experimental sobre arte e tecnologias digitais aprovado pela Pró-reitoria de extensão da UFBA e pesquisa sobre Saúde, trabalho e tecnologias digitais. Profissionalmente desenvolve trabalho como trancista autônomo desde de 2015.

7 thoughts on “IHAComunidade: I Teia de Saberes e Fazeres

1. Hey there! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Thanks! You can read similar
    blog here: Sklep online

2. Hi there! Do you know if they make any plugins
    to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank