Introdução

A plasticidade dos fenômenos relacionados aos campos eletromagnéticos é fato que tem interessado tanto cientistas quanto artistas desde a sua definição no final do século XIX. É com o interesse por explorar esteticamente suas propriedades que iniciamos, a partir de um circuito eletrônico simples baseado no amplificador de sinal de áudio LM386, a captar frequências eletromagnéticas e convertê-las em sinal sonoro.

Circuito Integrado LM386

Em nossa poética utilizamos o espaço hertziano como meio de comunicação, e as flores secas, em interação como nossos corpos, como moduladores e antenas, possibilitando assim um espaço de troca com o invisível. Com isso pretendemos estabelecer uma possível comunicação que não é a do emissor nem do receptor, que na verdade tenta se distanciar de qualquer noção de dualidade e se estabelece no meio, no choque, no entrecruzar. Por se tratar da comunicação entre o visível e o invisível, a compreendemos como uma forma de gagueira entre sintonias diferentes, sendo necessário como que engatinhar nesse meio comum de troca, onde o desbravar de um ambiente, o gaguejar e ouvir gagueiras possibilitam o desenvolvimento de uma comunicação em movimento. 

Para esta ambiciosa pretensão, escolhemos navegar por ondas eletromagnéticas nas suas mais variadas fontes e formatos, tais como: as ondas naturais da terra, as diversas frequências de rádio, as ondas de equipamentos eletrônicos e os campos que nós, seres vivos, produzimos no espectro eletromagnético conhecido (e quem sabe ainda, desconhecido?). Com essa finalidade utilizamos alguns aparatos experimentais, híbridos de flores secas e circuitos eletrônicos que nos auxiliam no processo de escuta. 

Após o desenvolvimento dos sistemas que possibilitaram uma interação possível e estável do público com nossa obra iniciamos um processo de testes para expor a obra de forma online, em função das restrições causadas pela pandemia do covid-19. Porém em nossas práticas laboratoriais à distância percebemos que a natureza do trabalho com sons via streaming não era satisfatória, sendo necessário um aparato maior de gravação e transmissão do som a fim de reduzir as perdas sonoras. Desse modo concluímos o trabalho com o projeto para montagem da instalação após o término do período de isolamento social. Importante ainda dizer que o projeto continua como parte do programa PIBIC 2020/2021.