Transplante de Subjetividades

EDITAL PROPCI/UFBA 2018/2019 – PIBIC  Bolsistas: Luisa Caria (UFBA- CNPq), Lucas Lima (FAPESB).

Resumo

Projeto de pesquisa prática e teórica em artes visuais, para o desenvolvimento de uma interface interativa que permita um jogo de troca de identidades onde se “veste a pele do outro”. Através do intercâmbio entre personas – programador, performer, público – se propõe um exercício de escuta da alteridade e seu lugar de fala, operando de modo lúdico por meio de espelhamentos, oposições e charadas.

O problema

Este projeto de pesquisa nasce do encontro de desejos e inquietações despertados ao longo do processo de doutoramento “Fantasmagorias, circuitos eletrônicos e digitais e sistemas híbridos”, concluído por Dr. Fantasma em dezembro de 2016 na UFRJ. A tese defendida trabalha sobre a hipótese de assunção do objeto técnico em sua dimensão simbólica e ritual, articulando autores da filosofia da técnica (FLUSSER, SIMONDON), da antropologia (LEVI-STRAUSS, VIVEIROS DE CASTRO) e da arqueologia de mídias (FOUCAULT, ZIELINSKI). Em Salvador esta pesquisa se adensa e aprofunda no cruzamento com conhecimentos ancestrais de povos originários e africanos e suas tecnologias de comunicação espirituais, ampliando a potência política e estética das hipóteses trabalhadas e possibilitando a emergência de novos sentidos para o campo da tecnologia. Em uma contemporaneidade na qual as promessas de um futuro onde encontraríamos a redenção através da tecnologia soam fora de lugar, a busca por outros modelos de relação com a natureza, a humanidade, a comunicação e seus campos imanentes nos parece imperativa.

Metodologia

Em Dezembro de 2017, a convite do GP Poéticas Tecnológicas, Dr. Fantasma ofereceu, junto aos docentes colegas do IHAC Cristiano Figueiró e Francisco Barretto uma residência artística no contexto do projeto “Utopias e Heterotopias” proposto pela Profa. Ivani Santana. Nessa residência interdisciplinar, que contou com a participação de criadores audiovisuais, bailarinos, programadores e músicos, desenhou-se um primeiro protótipo da interface, e é a partir desta experiência que desenhamos nossa metodologia de trabalho. A interface é composta por uma câmera acoplada a um sistema de edição de imagens e sons em tempo real. Este sistema é alimentado por um banco de imagens criado para o projeto, composto por fragmentos de áudio e vídeo previamente gravados com performers e que se justapõem no momento da performance onde “baixam” as subjetividades. Um projetor de vídeo, um sistema de som amplificado e máscaras que funcionam como telas vestíveis completam o sistema.

Objetivos

Através de uma revisão bibliográfica interdisciplinar que reúne pensadores das ciências, das artes e das humanidades, a pesquisa estabelecerá os pontos de contato e ou paralelismos – ou, se quiser: equivalência sincrética – entre conhecimentos/ sabedorias mágicas, da ordem da comunicação com os espíritos e a natureza; e uma instrumentalização, uma tecnicidade, que aparentemente prescindiria desse componente mágico-místico mas que, estudada em sua gênese, se mostra também fundada sobre o maravilhamento e o desejo de explicar/ entender o mundo.
Desde modo a proposta pretende trabalhar as ambiguidades e ambivalências entre mito e ciência, em um movimento contra as dicotomias e a favor de atravessamentos e modos de contágio. De um lado a experiência espiritual, entendida como uma técnica, e de outro a inovação tecnológica, assumida em sua dimensão epifânica.

Referências bibliográficas

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CHAMOISEAU, Patrick; BERNABÉ, Jean; CONFIANT, Raphaël. Éloge de la créolité. Paris: Gallimard, 1990.

CONFIANT, Raphaël. “La créolité contre l’enfermement identitaire”, Multitudes, 2005/3 (no 22), p. 179-185.

DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política. Rio de Janeiro: Boitempo, 2017.

EDGERTON, David. “Creole Technologies and Global Histories: Rethinking how Things Travel in Space and Time,” Journal of History of Science and Technology, vol. 1, no. 1 (2007), pp. 3‒31.

GLISSANT, Edouard. Introduction à une poétique du Divers. Paris: Gallimard, 1996.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas, SP: Papirus, 1990.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu (5), 1995, p. 7-41. OROZA, Ernesto. RIKIMBILI. Une étude sur la désobéissance technologique et quelques formes de réinvention. Saint-Étienne: Cité du Design, 2009.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Renato Sztutman (org.) Coleção Encontros. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007. 

Apresentação

Bastidores Bastidores da apresentação da pesquisa no vão livre do...

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