Encontrando a imagem da constelação

Em algum momento, sobretudo a partir da presença da artista pesquisadora Lucas Canavarro em nossas reuniões semanais, o questionamento sobre a estética da plataforma começou a vir à tona.

A imensidão negra, cortada pelas linhas que articulam os pontos/ links poderia soar algo asséptica? Longe talvez da explosão de cores e formas que costumam habitar as paisagens indígenas? Ou seria essa sensação também fruto de uma imagem esterotipada de como essa Assombração deveria parecer?

Foi então que nos deparamos com uma série de pinturas de Jaider Esbell, realizadas contra um fundo negro, uma grande noite que tudo pare, ou tudo engole, imensidão  escura, escuro de onde brotam as coisas do mundo, escuro que guarda sempre uma zona impenetrável, de segredo, onde o sentido não alcança. Se talvez pudéssemos estabelecer uma correlação com uma imagem da ciência poderíamos pensar nos buracos negros?

Introduzimos de volta ao projeto algumas imagens figurativas , a partir de ilustrações de Davi Kopenawa, Denilson Baniwa e Ailton Krenak, entre outros. Segue uma captura de tela de como está ficando a aplicação que o Rafa Diniz está brilhantemente construindo em diálogo conosco, de modo intuitivo, experimental e com abertura para discussões e trocas  sobre design, interatividade e transculturalidade de modo muito potente.

Nosso movimento de chegada à Assombração se baseou em mapear pontos de articulação que poderiam manter uma estrutura, estabelecendo eixos que se entrecruzam, em diversos planos, formando uma espécie de dobradura de encruzilhadas de palavras-chave, criando assim o volume desse hiperobjeto.

A própria noção de hiperobjeto gerou outras discussões, uma vez que partilhamos em muitos aspectos do conceito homônimo elaborado por Timothy Morton, embora não tenha sido a partir dele que pensamos nossa Assombração.

Quando o termo hiperobjeto surgiu em nossas conversas foi intuitivamente, a partir da inserção dos hiperlinks nessa aplicação. Agora falta menos de dois meses para concluirmos o projeto e a interlocução semanal do Balaio com esses dois mestres jedi tem sido uma bênção, agradeço.

Inscreva-se
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos Posts

Mapa mental

Mapa mental Mapa construído apos nossa primeira reunião.   Últimos...

Leia Mais
0
Clique e comente!x